sábado, 4 de fevereiro de 2012

A utilização da bicicleta nas grandes cidades!

      Não é de hoje que vemos os problemas das avenidas e ruas engarrafadas pelo crescente número de carros e motocicletas. Atraso, dor de cabeça e barulho são algumas da consequências causadas pelo engarrafamento. Então eis que surgem os meios de transporte público, uma ótima alternativa para aliviar o trânsito das grandes cidades pois comportam um número maior de pessoas em um único transporte. E por que todos não usam esse meio para ir ao trabalho, faculdade, etc? Falta de investimento para o conforto, segurança e comodidade dos usuários é a resposta. Quem vai querer pagar por um serviço mal prestado? Eu não pagaria. Não adianta disponibilizar transporte coletivo e não investir na qualidade destes. O que se gasta de combustível em carros próprios para fazer um simples trajeto sai dez vezes mais caro do que pagar uma ou duas passagens de ônibus/metrô para ir e voltar para casa. Você acha que isso acontece porque estas pessoas querem gastar mais? Claro que não, fazem isso pois sabem que andar em "coletivo" é horrível, ônibus lotado, não tem intervalos certos de tempo entre um e outro, falta de segurança, muito calor, motoristas e cobradores mal preparados para lhe dar com pessoas(não generalizando), dentre outras coisas. E ainda os empresários destes coletivos cobram um valor que não faz jus à qualidade do serviço.
      Então eis que surgem as bicicletas. Chega de ficar parado no trânsito, chega de gastar dinheiro com combustível e "coletivos", chega de lotação, chega de esperar os coletivos, chega de... Agora sim, a bicicleta embora comporte apenas uma,duas ou três pessoas(dependendo do modelo) ocupa pouco espaço nas ruas. Existem bicicletas de vários preços e gostos. Novas, custam em média de R$ 300 à ...(o que você puder pagar). Tem para todos os bolsos. Além disso, pedalando com frequência o indivíduo deixa a vida sedentária de lado, faz exercício aeróbio o que é bom para perda de peso, assim evitando a obesidade. Fora isso, também tem o prazer de desfrutar das paisagens da sua cidade, respirar aquele ar sem fumaça, etc. 

      E agora, por que não usar a bicicleta como meio de transporte diário? Será que é preguiça das pessoas? Ás vezes sim, mas o motivo maior é o medo das pessoas em ter que dividir uma faixa da rua com carros(muitas vezes na mão de irresponsáveis) e se acidentarem. E o que tá faltando então? Investimento do governo para com os ciclistas. Implantar ciclovias nas cidades(não apenas em um ou dois bairros-no caso Boa Viagem e no Paiva). De que adianta ter 10Km(mais ou menos nessa faixa) de ciclovia em único bairro? O governo retrata a bicicleta apenas como lazer? Pois para ter uma ciclovia que não leva o usuário para o trabalho, faculdade, centro da cidade, etc., para mim, é tido como um lugar de lazer, e lazer para "poucos" por sinal. 
      E ai, qual seria a solução para esse "caos" urbano? Construir mais avenidas, ruas, milhares de viadutos? Se acontecer isso, o governo só estará fazendo uma medida provisória pois com o passar do tempo a quantidade de carros irá aumentar e novamente irá sufocar nossas ruas. Será que não seria mais fácil construir as ciclovias? Menor custo, benefício para todos(lazer e transporte), vida mais saudável, menos emissão de gases poluentes, menos acidentes e consequentemente menos mortos. 
      Acredito que seria melhor "lutar" nas ruas por causas que valem a pena. Empresários visam o lucro, sempre. Mas o governo deve fazer o que nós temos de direito, o de ir e vir.

EXTRA:

Tive a oportunidade de ler a Carta aberta das entidades estudantis para o governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos em 26 de Janeiro de 2012 a qual refletia sobre o aumento das passagens do transporte público, etc. E no final apresentaram "15 propostas prioritárias" que deveriam haver mudanças. Dentre as quinze propostas, a ÚLTIMA era o pedido da ampliação das ciclovias. Vejam:

"Diante de tudo apresentado, reivindicamos:
01. A revogação imediata do aumento da tarifa implementado desde o dia 22 de janeiro;
02. Retratação pública para com os estudantes, fruto do comportamento da Policia Militar;
03. Instauração da Sidicância para apurar atitudes irregulares da Policia Militar;
04. Imediata retirada de qualquer processo administrativo, civil ou criminal contra os estudantes que participaram das passeatas;
05. Passe Livre Estudantil;
06. Meia Passagem Ilimitada – Fim do limite de meia passagem dos estudantes;
07. Passe Livre Metropolitano para “Prounistas” e Cotistas;
08. Meia Passagem Intermunicipal Estudantil;
09. Aumento do Número de Integrações na Região Metropolitana;
10. Criação da Integração eletrônica;
11. Participação Ativa do Governo de Pernambuco na Ampliação e Qualificação do Metro, Atingindo toda a Região Metropolitana;
12. Reformular o Conselho de Transporte, Refazer a Proporcionalidade das “Cadeiras”, constituindo um conselho Mais democrático e Participativo;
13. Constituição de um controle de Qualidade dos Ônibus, instituindo patamares mínimos, como: Refrigeração, Intervalos máximos de 10 minutos entre ônibus, etc;
14. Ampliação Progressiva da Frota;
15. Ampliação das ciclo Vias;"

Não que as outras propostas sejam sem importância, mas acho que a ampliação das ciclo vias evitaria muitas dores de cabeça com o transporte urbano que aconteceram, que acontecem e que vão continuar acontecendo na nossa capital e por isso deveria ser tratado com maior prioridade dentre as outras apresentadas.

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Recife, PE, Brazil
Sou Estudante de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Fui voluntário do Programa de Atendimento à Pessoas com Deficiências e PET Saúde. Voluntário do Grupo de Estudo em Avaliação do Desempenho Humano. Monitor da disciplina Anatomia Humana.

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